Embora carreguem semelhanças é importante entender suas diferenças.
Vamos a algumas: a tristeza é inerente a vida humana e iremos vivenciá-la em diferentes momentos da nossa vida, portanto podemos dizer que é um sentimento comum diante de situações difíceis ou indesejadas. Uma característica importante, é que ela é transitória e embora seja vista por muitos como desagradável, nos ajuda na elaboração de perdas e acontecimentos da vida.
No que se refere a depressão, o humor permanece deprimido por mais tempo e caso não seja tratado adequadamente pode durar meses ou anos. Um dos sintomas é o desaparecimento do interesse em coisas que antes davam satisfação e prazer.
Além disso, a pessoa fica sem perspectiva de que algo possa ser feito para que ela melhore.
É um transtorno incapacitante que pode trazer muita dor e sofrimento à pessoa que está vivenciando, sendo desta forma importante ajuda de um profissional para ajudá-la a organizar, reprocessar e superar o que estiver causando a desordem.
Uma terapia que pode ser eficiente nestes tratamentos é o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) que é uma técnicas de reprocessamento para ajudar o cérebro a organizar as informações difíceis (sejam elas lembranças, sentimentos, pensamentos disfuncionais e comportamentos indesejados) e permitir que a pessoa possa reprogramar seu cérebro, encontrar maior bem-estar e seguir em frente.
Dentre outros objetivos, o EMDR visa auxiliar para que a pessoa possa ficar em paz com seu passado, fortalecido no presente e capaz de fazer boas escolhas no futuro.
Quer saber mais? Entre em contato.
Louana Pires
CRP-01/15342